Que é olhar para atrás, depois de pôr a mão no arado?
Jesus disse: Ninguém que olhe para atrás, depois de pôr a mão no arado, é apto para o Reino de Deus. [Lucas 9. 62].
Arado da época:
1. As palavras de Jesus implicitamente incluíam primeiro "o jugo", depois "a mão no arado. "Colocar a mão no arado" implicava saber o que fazer, saber como se preparar para a atividade e deixar propositalmente um passado negativo para atrás.
2. Ou seja, Jesus se referiu aqui ao passado do lavrador, em seus dois perfis: aquele que não merecia ser olhado de novo, nem lembrado, e aquele no qual tenha sido aprovado [o jugo] aquele que coloca a mão em o arado. Ele também se referiu ao presente, com uma visão de futuro.
3. Em conclusão, o arado da época que Jesus tomou como exemplo para aqueles que buscavam ser seus seguidores, é um conjunto de cinco lados, que abrangem o passado, o presente e o futuro:
1. O passado que não vale a pena lembrar ou olhar novamente
2. O passado de aprendizagem no jugo do Senhor
3. O presente determinado
4. O futuro como uma meta ou objetivo para pôr nele o olhar
5. Seguir a Jesus "onde quer que ele vá".
4. Jesus está respondendo ao aparentemente interessado em segui-lo, e a ser discípulos, mas com algum interesse egoísta.
Caso contrário, vejamos o contexto:
O capítulo 9 de Lucas é como uma chave mestra para desvendar todos os mistérios a respeito do Reino de Deus ao qual o Senhor chama primeiro para andar em um jugo; segundo, a colocar a mão no arado; terceiro, semear; quarto, colher; quinto, administrar as algemas dos discípulos.
Mas essa chave contém várias travas; Cada uma delas é complexa, mas fundamental para que juntos nos conduzam ao Reino:
1. Ele nos chama e nos envia para pregar o Reino principalmente, e para fazer o bem em segundo lugar [1-6].
2. Uma religião morta e obras mortas andam juntos, e ainda quando seja semelhante com a Vida, mas não são a mesma coisa [7-9].
3. O viver do discípulo e logo, ministro deve ser de Equidade e Justiça [10-17].
4. Este Caminho é uma questão de revelação, e poucos são aqueles que o compreendem[18-20].
5. Jesus satisfaz as suas necessidades, como exemplo para todos aqueles que querem seguir o Caminho [21-27].
6. Declaração de que não é pela Lei, nem por Profecia, mas pelo Messias Jesus [28-36].
7. As pessoas são descrentes e perversas e precisam de mais do que seguidores de Jesus como exemplo e pregadores. É isso que significa colocar a mão no arado, diante de problemas que vão além de nossa capacidade e formação [37-43].
8. Jesus revela o fim do Caminho de Vida [44-45].
9. Do lado positivo, é um Caminho de Humildade [46-48].
10. Do lado negativo, não é um Caminho de Milagres [49-50], antes, sim, de comunhão com ele.
11. A um passo de Sua morte, Jesus diz àqueles que estão interessados em segui-Lo: “Vocês não sabem de que espírito são. Porque o Filho do Homem não veio para tirar a vida de ninguém, mas para salvá-la".
12. Então, Jesus fecha com a décima segunda trave da chave, dizendo que não é com um exército, nem por violência, nem por vingança, nem por reação e ataque; Não é ganhar, mas perder; Não é conquistar, mas negar a si mesmo; resignação, carregar a própria cruz. Paulo entendeu isso muito bem [Cl. 1. 24].
O Ministério de Liderança na Igreja é REINO. Não pode ser improvisado, nem cafona ou brega. Portanto, não olhar para trás significa:
1. Cuidado para não seguir ou retornar às velhas práticas de pecados e vícios.
2. Cuidado para não trazer da velha vida coisas que são inadequadas para a Vinha do Senhor.
3. Cuidado para não usar as coisas boas do nosso passado. Onde havia "mortos em ofensas e pecados", todas as suas obras foram mortas; Nenhuma, por melhor que fosse, agora serve para o ministério, senão no sentido contrário: Paulo perseguidor, agora ele será perseguido. Vários discípulos pescavam peixes, agora devem pescar homens. Outros consertavam redes, agora devem consertar a Igreja-rede. O militar comandou, agora ele deve mostrar obediência. O médico Lucas curou, agora o Evangelho de Lucas traz notícias que não aparecem nos outros Evangelhos, como sobre os primeiros anos de vida de Jesus. Ele, e só ele também contém alguns detalhes sobre a pregação de Jesus nas regiões da Galileia, Samaria, Judéia e Pereia. O seu relato das aparições de Jesus depois da ressurreição é particularmente detalhado, especialmente o comparecimento aos chamados peregrinos de Emaús, o que nos leva a ver que o Senhor queria que ele fosse escritor e comunicador, antes de se dedicar a curar pela medicina ou com dom de curar.
4. Cuidado para não tentar manter dois empregos: o mundo e o reino.
5. Cuidado para não se contaminar com a morte [Nm. 6. 6-9; Jr. 22. 10], embora o morto Jeremias fosse um extraordinário defensor da religião do Povo de Deus, idolatrar o homem, não vale.
Nosso Ministério é algo bem diferente do que são as coisas do mundo: É REINO em que somos súditos de Cristo se percorrermos todo o caminho, até o fim.
Frei Tito Berry

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